Uma Experiência Interessante!

Em 2014, um comercial sobre uma linha internacional de brinquedos, desenvolvidos por uma engenheira, ficou bem conhecido nas redes sociais, após demonstrar que meninas também podem desenvolver grande capacidade de inventar coisas e, por consequência, também se interessar pela área de engenharia, tradicionalmente dominada pelo gênero masculino.

No Brasil, o número de mulheres cursando Engenharia tem aumentado a cada ano. Dados do censo de 2011, realizado pelo INEP, demonstraram que, em alguns cursos de engenharias, cerca de 50% das matrículas, no Brasil, eram de mulheres. O reflexo disso também é possível constatar no expressivo aumento de 142% no número de profissionais engenheiras credenciadas no CREA/SP de 2005 a 2012. Mais recentemente, em 2015, uma universidade de Chapecó, SC, apresentou um cenário interessante que demonstra a superioridade no número de mulheres cursando Engenharia Civil, representando 60% dos estudantes matriculados. É provável que esses dados sejam reflexos do empenho das universidades em mostrar que os cursos de Engenharia também são frequentados por mulheres.

O CNPq, em meados de 2013, lançou o edital “Meninas e Jovens Fazendo Ciências Exatas, Engenharias e Computação” com o objetivo de financiar projetos que contribuam para a ampliação de estudantes do sexo feminino nas carreiras citadas. Esse edital, também direcionado para alunas do Ensino Médio, contemplou um projeto de pesquisa proposto pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos em parceria com a Fundação Liberato a qual envolveu quatro alunas desta instituição: Eliana Hoffmeister, do Curso Técnico de Eletrônica; Sofia F. Kohl, do Curso Técnico de Mecânica; Bruna Ruschel e Giovanna Z. Pierezan, do Curso Técnico de Química; além da graduanda em Engenharia de Materiais, Manuela Prediger. O projeto foi orientado por mim e coordenado pela Dra. Tatiana Rocha, além da colaboração da Dra. Cristiane Krause.

Tatiana Rocha, idealizadora do projeto, é Coordenadora do Curso de Graduação em Engenharia de Materiais da UNISINOS. Este curso tem como objetivo capacitar profissionais para atuarem, de forma analítica, ética, propositiva, comprometida e inovadora nas questões de desenvolvimento social, científico e tecnológico, considerando as diferentes áreas de materiais e alicerçado na ciência e tecnologia. Engenheiros de materiais atuam de forma estratégica no desenvolvimento nacional, seja através da pesquisa técnica para aproveitamento de riquezas naturais brasileiras, ou pelo domínio de tecnologias atuais de obtenção, processamento e aplicações de materiais tradicionais e avançados, o que só é possível devido à formação multidisciplinar desse profissional.

O projeto, intitulado “Descobrindo a Engenharia de Materiais e sua Multidisciplinaridade”, teve como objetivo geral motivar alunas do Ensino Médio para a área de Engenharia de Materiais através da sua inserção em projetos realizados na Instituição e seu convívio com profissionais e alunos de graduação.
Em um dos primeiros encontros realizados na UNISINOS, foram traçadas algumas estratégias para início das atividades do projeto. Ficou definido que a linha norteadora para o desenvolvimento da pesquisa seria na área de diferentes materiais condutores e semicondutores. Uma das primeiras atividades foi a realização de um encontro com profissionais de empresas ligadas ao ramo de materiais com essas características, Sr. Jorge Demoliner, diretor da Exatron e Eng. Marnio Cerqueira, da HTMicron. Segundo Eliana:

“uma das atividades mais interessantes do projeto foi assistir às palestras ministradas por profissionais da área de semicondutores, que demonstraram os diferentes tipos de polímeros e suas utilizações na indústria, auxiliando-nos no embasamento teórico do projeto.”

Diferentes categorias de materiais condutores e semicondutores foram selecionados para direcionar as pesquisas desenvolvidas pelas alunas: materiais poliméricos, metais, compósitos e cerâmicos. As pesquisas foram direcionadas conforme a área dos cursos de origem de cada aluna. Foram pesquisados processos de síntese, estrutura e características químicas (Bruna e Giovanna); características e ensaios físico/mecânicos (Sofia) e aplicações industriais dos materiais condutores e semicondutores (Eliana).

Como resultado direto, a pesquisa culminou na elaboração de um site que contém todos os materiais pesquisados, condutores e semicondutores, utilizados na indústria, totalmente desenvolvido pelas alunas, o qual será disponibilizado para consulta pública em breve. Essa atividade também propiciou novas experiências às alunas, pois “além de desenvolver habilidades as quais não dominavam, proporcionou o surgimento de ideias para projetos futuros”, ressaltou Eliana. Os resultados foram bem interessantes, segundo Sofia:

“O projeto teve grande importância pedagógica de auxílio na formação da construção do meu caráter técnico, ampliando minha visão sobre outras áreas do conhecimento com as quais, até então, tive pouco contato”.

O trabalho possibilitou o contato das alunas com o ambiente universitário, com professores e alunos de graduação, e o desenvolvimento de atividades diferenciadas aumentou o interesse na área de ensino que estudam. Segundo Bruna:

“participar deste projeto nos deu a oportunidade de vivenciar o mundo acadêmico, enriquecendo nosso conhecimento em meio a tantos livros e artigos científicos dos quais não temos acesso normalmente, e, ainda, aumentar a proximidade com a área de Engenharia de Materiais”.

E ainda, conforme Giovanna, o projeto:

“enriqueceu minha experiência como estudante pesquisadora e possibilitou o contato com o estudo desses materiais, suas características e comportamentos. Considero importante essa parceria entre a escola e a universidade e admiro a maneira como foi conduzida até a finalização do projeto”.

Em relação ao projeto, é possível afirmar que as metas foram atingidas uma vez que o convívio entre as alunas pesquisadoras do Ensino Médio/Técnico com graduandos e professores de nível superior despertou o interesse delas por assuntos ligados à Engenharia, ampliou os conhecimentos por assuntos ligados ao tema do projeto e desenvolveu competências diferenciadas que contribuíram para o aprendizado integral, de maneira inovadora.

Maria Angélica Thiele Fracassi
Professora do Curso Técnico de Química
Fundação Liberato

REFERÊNCIAS

http://www.goldieblox.com/, acesso em 08/04/15;
http://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2013/04/aumenta-o-numero-de-alunas-nos-cursos-de-engenharia-em-sao-carlos.html, acesso em 02/06/15;
https://www.unochapeco.edu.br/noticias/reportagem-especial-mostra-a-insercao-das-mulheres-na-engenharia-civil, acesso em 26/08/15.

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