Relato – O ESTADO DA ARTE DA DISCIPLINA DE ELETRÔNICA DE POTÊNCIA DO CURSO DE ELETRÔNICA DA FUNDAÇÃO LIBERATO

Esta disciplina do quarto ano do Curso de Eletrônica trata do estudo teórico e prático do controle eletrônico da energia elétrica a ser entregue a uma carga. A carga pode ser resistiva (lâmpadas, resistores de fornos, etc.), ou reativa, como, por exemplo, máquinas elétricas. A base teórica para os circuitos eletrônicos é o chamado “chaveamento eletrônico”, isto é, são chaves eletrônicas que são acionadas (ligam e desligam) de forma “inteligente”, isto é, seguem regras matemáticas que fundamentam um ou mais tipos de modulação (uma “multiplicação” mais complicada).

O tema chaveamento eletrônico inicia no primeiro trimestre com o estudo dos componentes semicondutores que são desenvolvidos para este fim, em especial os “retificadores controlados de silício –scr”, o “diodo para corrente alternada –diac”  e o “triodo para corrente alternada – triac”.

É iniciado, então, o estudo dos conversores CA-CC (Controle de potência de uma fonte primária alternada para uma carga em corrente contínua: retificadores controlados). Ao longo do ano serão estudados os conversores CA-CA (controle de potência de uma fonte alternada para uma carga alternada: projeto softstarter), CC-CC (controle de potência de uma fonte de corente contínua CC para uma carga CC: projeto de fontes chaveadas), e, finalmente, os conversores CC-CA (Controle de potência a partir de uma fonte de corrente contínua – CC para uma carga em CA: projeto do inversor monofásico senoidal com modulação PWM – Modulação por Largura de Pulso).

Com exceção do primeiro trimestre, o segundo e o terceiro são desenvolvidos através de projetos dos grupos de alunos. É estudada a teoria básica dos diversos conversores e realizada uma série de práticas que as fundamentam e, a seguir, os alunos são solicitados a desenvolver seus projetos. Ao todo, são quatro projetos: o Softstarter no segundo trimestre, a Fonte Chaveada de 10W no terceiro e o Inversor, também no terceiro trimestre. Os critérios de avaliação são definidos no início do ano letivo e disponibilizados aos alunos em:
https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=sites&srcid=bGliZXJhdG8uY29tLmJyfGRvLXByb2Zlc3Nvci1pcmluZXV8Z3g6YzFiYWRkZjE4ZjZiMDQ1.

A base teórica, bem como todos os experimentos que fundamentam os assuntos estudados, também é disponibilizada nos site:
https://sites.google.com/a/liberato.com.br/do-professor-irineu/home/tecnologia/aulas—liberato .

O site é aberto ao público em geral e monitorado através do Google Analytics pelo administrador. Neste último mês, as visitas do mundo e do Brasil são mostradas nas figuras 1 e 2.

Figura 1 - Visitas do globo normalmente são de países de idioma português ou espanhol

Figura 1 – Visitas do globo normalmente são de países de idioma português ou espanhol

 

Figura 2 - No Brasil, as visitas são oriundas de cidades da região ou de cidades com universidades.

Figura 2 – No Brasil, as visitas são oriundas de cidades da região ou de cidades com universidades.

Os resultados mais interessantes, bem como as atividades desenvolvidas no curso e relacionadas com Eletrônica de Potência são colocados em forma de vídeo no Youtube como instrumento de motivação ao estudo: https://www.youtube.com/results?search_query=irineu+ronconi+jr

Prof. Irineu Alfredo Ronconi Junior Prof. do Curso Técnico de Eletrônica Fundação Liberato

Prof. Irineu Alfredo Ronconi Junior
Prof. do Curso Técnico de Eletrônica
Fundação Liberato

 

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