Sugestão de leitura – livro “Sapiens”



42865102
O livro “Sapiens – Uma breve história da humanidade”, do historiador israelense Yuval Noah Harari nos revela quão rica e desconhecia é a história humana.

De uma forma brilhante e didática, Yuval sustenta que, antes da chamada revolução cognitiva, o Homo sapiens não era muito diferente dos outros animais. Tal fato teria ocorrido há cerca de 70 mil anos. A partir daí, começamos a pensar de forma diferente e a criar códigos de comunicação complexos. Isso permitiu ao homem se organizar em grandes grupos, o que foi um dos motivos para ele prevalecer enquanto centenas de animais, inclusive outras espécies humanas, foram extintas.

Como a espécie Sapiens conquistou o planeta? Por que nossos ancestrais se reuniram para criar as cidades, reinos e impérios? Como passamos a acreditar em deuses, nações; a confiar no dinheiro, em livros e em leis? Por que buscamos de forma incessante pela felicidade?

A revolução cognitiva nos levou à revolução agrícola, há cerca de dez mil anos. Há 500 anos, veio a revolução científica e 250 anos depois, a revolução industrial. No momento, vivemos a revolução da informação. Qual o futuro de nossa espécie? Seríamos mais felizes que nossos ancestrais?

Um livro verdadeiramente provocativo e absolutamente perturbador!

Daniel Jacobus
Fundação Liberato

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *