O Brasil é mundialmente conhecido por ser um país belo, com lindas praias, fauna e flora diversificadas e, sem dúvida, por ser o país do futebol e do carnaval. Muitos turistas vêm para cá na época do verão em busca de festa e alegria. Entretanto o modo sensacionalista com que a imprensa internacional relata a violência no Brasil fornece aos turistas uma impressão de que as cidades brasileiras são mais perigosas do que na realidade são, apresentando uma falsa imagem do país para o mundo.
Em diversos filmes e séries de TV internacionais, o Brasil é apresentado como um país belo, mas também com um alto índice de criminalidade. A série de TV americana “Os Simpsons” é mundialmente conhecida pelas suas críticas à sociedade americana e a outros países. Em 2002, a série lançou um episódio, que repercutiu pelo país e o mundo, criticando alguns aspetos do Brasil. No episódio “Blame it on Lisa”, é possível perceber muitos estereótipos que os estrangeiros têm do país, como, por exemplo, o futebol e o carnaval. No entanto, também é apresentado um país violento, onde roubos e sequestros são comuns, assim como o pleno descaso da polícia com relação a esses fatos. Sem dúvida, as pessoas que não conhecem o nosso país e assistem a esse episódio, formam uma péssima visão da nação.
De acordo com uma pesquisa realizada em diversos países sobre a visão dos turistas com relação ao Brasil, e publicada no site BBC Brasil, 61% dos turistas estrangeiros pesquisados apontam a violência como principal problema da cidade do Rio de Janeiro (CARNEIRO, 2011). Esse é um número relativamente alto e é possível atribuí-lo, em parte, ao sensacionalismo dos noticiários internacionais. Podemos observar que os mesmos jornais que apresentam esses fatos não falam da implantação das Unidades de Polícia Pacificadora e da redução dos índices de criminalidade nos últimos anos. Eles apenas estão interessados em noticiar os acontecimentos que geram público e dinheiro, não se preocupando com as consequências para o país.
Assim sendo, muitos turistas acabam formando uma visão equivocada do país, deixando, muitas vezes, de viajar para cá, devido aos noticiários ou a programas de TV que apresentam uma realidade distorcida da nação. Sem dúvida, o Brasil é um país onde a violência está presente no cotidiano das pessoas, no entanto há uma notável diferença entre o que realmente acontece e o que é publicado.
Referências:
CARNEIRO, Júlia Dias. Rio: violência preocupa mais turistas brasileiros do que estrangeiros, diz pesquisa. BBC Brasil, Rio de Janeiro, 7 dez. 2011. Disponível em: <http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2011/12/111206_rio_pesquisa_turismo_violencia_jc.shtml>. Acesso em: 15 mar. 2016.