relato: LABORATÓRIO DE ELETRÔNICA DE POTÊNCIA – ELETRÔNICA

FASORES, O QUE É ISSO?

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Nesta prática, vamos efetuar medidas de tensão nos componentes de um circuito bem simples: um circuito R e C. Precisamos, portanto, de um resistor (eu usei um de 500Ω), de um capacitor (eu usei um de 0,47µF), de uma régua, de um transferidor, de um gerador de sinais e de um osciloscópio.

O circuito a ser montado está desenhado na figura 1, a seguir:

Figura 1 - Circuito a ser usado

Figura 1 – Circuito a ser usado

 

Então, descrevendo os componentes da figura 1:

– TP1 é a ponteira do canal 1 do osciloscópio;

– TP2 é a ponteira do canal 2 do osciloscópio;

– O gerador de funções está ajustado em 1kHz, senoidal com a tensão de 1V (2Vpp), mas você pode mudar isso, se quiser;

– O terra indica a REFERÊNCIA das medidas que serão efetuadas, isto é, o canal 1 medirá a tensão sobre o capacitor, e o canal 2, sobre o resistor. Como um está “mais negativo que o outro”, pois a referência (zero) fica a meio caminho um do outro, é necessário que você inverta o sinal de um dos canais; assim, poderemos comparar as defasagens entre as duas medidas.

Veja o que aconteceu com as medidas que fiz, seguindo o esquema acima:

Figura 2 - medidas sobre o resistor e o capacitor

Figura 2 – medidas sobre o resistor e o capacitor

Pode-se observar, apenas por inspeção na foto, que a defasagem entre o sinal azul, de maior valor (resistor), e o amarelo de menor valor (capacitor) estão defasados de 90o.

Podemos medir qual o valor das tensões alcançadas (tensão de pico) nos dois componentes; para isso, verificamos as escalas ajustadas no osciloscópio, como mostra claramente a figura 3.

Figura 3 - Fazendo as medidas

Figura 3 – Fazendo as medidas

 

Como podemos ver na figura 3, os dois canais estão ajustados em 1V/divisão. Então, o sinal sobre o resistor vale 3Vpico e sobre o capacitor 1,8Vpico. Podemos representar isso com duas setas perpendiculares entre si, uma com 3 cm de comprimento, que representará a tensão sobre o resistor e outra com 1,8cm de comprimento, que representará a tensão sobre o capacitor. Foi o que fiz na figura 04 (a).

Figura 4 - representando tensões por "setas".

Figura 4 – representando tensões por “setas”.

 

No desenho seguinte, sobre o qual repousa o transferidor, é feita a “soma” através da regra do paralelogramo (cálculo da resultante) das duas tensões. Observe que, se for efetuada a soma algébrica (3+1,8=4,8), não obteremos o resultado correto da tensão total no circuito.  Essa seta está defasada de cerca de 30o graus da seta do resistor e tem um tamanho de 3,6cm. Isto é uma medida da tensão sobre o circuito e a outra sobre o resistor (se fizéssemos como referência o capacitor, a defasagem seria de 60o).

Figura 5 - medindo a tensão total e no resistor

Figura 5 – medindo a tensão total e no resistor

No osciloscópio, teremos a situação mostrada na figura 6. Observe que os dois canais estão ajustados em 1Vp/divisão; portanto, as medidas com régua e compasso combinam com as mostradas no osciloscópio.

Figura 6 - defasagem entre a tensão total e a tensão no resistor.

Figura 6 – defasagem entre a tensão total e a tensão no resistor.

Por esse motivo, podemos representar tensões e correntes por setas, unidas por um ponto em um centro de uma circunferência. Essas setas são chamadas de fasores. No caso, temos os fasores de tensão. Se for entre a tensão sobre o resistor e o capacitor, já vimos, o ângulo é de 90o. Imaginamos, então, duas setas defasadas de 90o, girando com uma frequência f e descrevendo SENOIDES (Fasores se aplicam a seno ou cosseno), como é mostrado na figura 7.

Figura 7 - conceito de fasor

Figura 7 – conceito de fasor

Perguntas:

  • Será que foi importante para os resultados apresentados os valores dos componentes (capacitor e resistor)?
  • Por que não deu EXATAMENTE 90o a defasagem entre as tensões do capacitor e do resistor?
  • Será que, variando a frequência de operação do circuito, teremos mudanças nos resultados? Você pode experimentar isso a seguir.
  • Por que a soma da tensão sobre o capacitor com a tensão sobre o resistor não resulta no valor correto da tensão total sobre o circuito?
  • Consulte na Web o que é fasor (Wikipedia, por exemplo). Por que não podemos utilizar o termo VETOR para as grandezas medidas (no caso, tensão elétrica)?

 

PRÁTICA DE LABORATÓRIO:

– Você deve repetir o experimento aqui demonstrado pelo menos para duas situações, com componentes diferentes.

– Utilizando os resultados anteriores, repita tudo para um circuito L e C. Quais conclusões você tira dessa montagem?

– Com régua, transferidor e compasso, faça o desenho da representação fasorial do resultado obtido no item anterior e a construção dos sinais senoidais como mostrado no exemplo feito na figura 7.

Prof. Irineu Alfredo Ronconi Junior Prof. do Curso Técnico de Eletrônica Fundação Liberato

Prof. Irineu Alfredo Ronconi Junior
Prof. do Curso Técnico de Eletrônica
Fundação Liberato

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