A ideia de criar um livro com a reunião de textos e ilustrações se deu, em 2016, pela necessidade de se proporcionar um espaço de interlocução, de maneira que a coletânea de textos dos estudantes, além de divulgar e qualificar as suas produções, visa aproximá-los dos livros, estreitando os laços com a biblioteca e convidando os profissionais que ali trabalham a estarem envolvidos com o projeto.
Sobre a organização da obra, a primeira parte consta de “Releitura de Contos de Fadas” e está recheada de textos dos alunos das primeiras séries dos Cursos de Eletrotécnica e Eletrônica. Os contos apresentam as personagens tradicionais debatendo temas como: machismo, sexismo, vilania, desigualdade, bullying e meio ambiente; em que uma personagem do conto toma a palavra e demonstra como sente alguma dessas questões. Ou seja, as personagens vivem e transgridem o que lhes é posto ou imposto, criando finais surpreendentes e alternativos para as suas demandas. Já na segunda parte da obra, contamos com os “Contos Policiais”, produzidos pelos alunos das terceiras séries do Curso de Eletrotécnica.
Nas aulas de Literatura, os alunos fizeram a análise do gênero em distintos momentos literários. Para aquecer as leituras, foi estudado o conto “Se eu fosse Sherlock Holmes”, de Medeiros Albuquerque, autor pioneiro desse gênero no país. Em seguida, foi apresentada uma obra mais atual, “O último cuba libre”, de Marcos Rey. Finalmente, foi oportunizada a leitura de contos estrangeiros, de autoria de Conan Doyle e Edgar Allan Poe. A partir dessas leituras, as características do conto policial e os elementos que o compõem foram observados pelos alunos, para, então, escreverem a sua história policial. Os textos resultantes desse processo de leitura e produção encontram-se organizados na segunda parte desse livro. O trabalho de ilustração do livro foi feito de forma coletiva.
Participou dessa etapa o estagiário do Curso Técnico de Eletrônica, Vinicius Moder Guimarães, que, além de fazer as ilustrações da primeira parte, também colaborou com uma releitura de um conto de fadas. Já para a segunda parte, as alunas Roberta da Luz, do Curso Técnico de Mecânica e Victória Groth, do Curso Técnico de Eletrotécnica atuaram na composição das ilustrações dos contos policiais. A aluna Victória também é autora de um desses contos. Esse primeiro volume de contos já foi registrado na Biblioteca Nacional e está disponível para leitura no site da Fundação Liberato.
Agora o projeto segue com as primeiras séries no “Gênero Conto de Terror”, partindo da leitura de alguns autores mais reconhecidos no mundo nesse gênero. Para a ilustração dos contos, já estamos montando uma equipe especialista em mangás.
Como extrapolação da produção textual, trabalhamos o roteiro de cinema. Os alunos, neste trimestre, estão trabalhando nos seus projetos de curta-metragem. Assim, teremos, além da produção escrita, uma produção audiovisual disponível, em breve, no Youtube.
Esperamos que você aprecie, aproveite e divulgue o trabalho dessa equipe.