o cinquentenário da Fundação Liberato: ENTREVISTA COM o diretor LEO WEBER

A Fundação Liberato sempre se pautou pela proposta de desenvolver ações relacionadas à área do ensino, da ciência e tecnologia e das artes, envolvendo tanto alunos como professores nessas questões. Com o intuito de sistematizar as atividades já existentes na Instituição, foi criado, em 2010, o Núcleo de Educação, Cultura, Esporte e Ciência & Tecnologia com a proposta de estabelecer uma integração entre esses diferentes domínios. Dessa forma, os quatro Eixos que compõem o Núcleo transformam-se como fóruns permanentes de discussão e de proposição de ideias.

No ano do cinquentenário da Fundação Liberato, o Núcleo foi convidado pela Revista Expressão Digital, para entrevistar o Diretor Executivo da Fundação, Leo Weber, em virtude dessa data especial. Sendo assim, os Eixos, cada um na sua especificidade, organizaram perguntas que retomassem os valores e a importância da Instituição nesse período, bem como a sua projeção para o futuro.

Núcleo de Educação, Cultura, Esporte e Ciência & Tecnologia
Fundação Liberato

Leo Weber - Diretor da Fundação Liberato - 2012/2017

Leo Weber – Diretor da Fundação Liberato – 2012/2017

 

Um dos aspectos significativos da prática pedagógica desenvolvida na Fundação Liberato é a preocupação com uma formação mais ampla do indivíduo. Muito além dos conceitos e habilidades técnicas de cada área, nosso aluno recebe, aqui, uma formação pautada na cidadania de forma crítica e solidária. O que você destaca de significativo em relação a esse aspecto?

A Fundação Liberato, escola pública mantida pelo Estado do RS, propugna e realiza formação de qualidade. Não queremos nos ater à letra fria dos livros, ambicionamos a difusão e o fortalecimento da ciência, da tecnologia e das humanidades, absolutamente integradas. Compartilhamos e construímos conhecimento, pois acreditamos que não se pode dissociar ensino e pesquisa. Dialogamos com a formação integral de todas as dimensões do indivíduo para o enfrentamento de novas tecnologias e para a elaboração autônoma e com discernimento sobre temas complexos. O processo de atualizar nosso Projeto Político-Pedagógico e o Plano Estratégico, por exemplo, reafirmou princípios, de modo que a ética, o comprometimento, a disciplina, a busca de excelência, o desenvolvimento sustentável, a valorização do ser humano e a responsabilidade, continuam cada vez mais atuais.

Queremos que os jovens que aqui estudam sejam homens e mulheres conscientes de seu papel na sociedade. Seres humanos comprometidos com as exigências do seu tempo, aos quais é permitido crescimento pessoal e comportamental. A cada formatura, prestamos contas à sociedade que nos financia. O reconhecimento que temos só é possível pela comunidade que possuímos, nosso maior bem e nosso grande valor. Buscamos fazer a diferença, semeando curiosidade e esperança, atendendo à expectativa das famílias e do mundo do trabalho e formando para a vida.

O que a MOSTRATEC representa para a Instituição e para o desenvolvimento da sociedade no que se refere à pesquisa nas ciências e na tecnologia?

A expansão da Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia – MOSTRATEC, organizada e realizada pela comunidade escolar, permitiu que jovens cientistas da educação infantil, do ensino fundamental, do ensino médio e da educação profissional apresentem seus experimentos, alavancando a mais perene e sólida rede de eventos desta natureza no Brasil e vindo por atingir o patamar de maior feira de ciência jovem da América Latina. A MOSTRATEC não é só uma feira, ela se constitui um grande movimento que atinge alunos e professores. Os projetos apresentados andaram pelo Brasil e pelo mundo, ganharam prêmios e mudaram a trajetória de comunidades inteiras. Nasceram dentro de uma sala de aula da Fundação Liberato através da percepção de que a discussão de um problema pode fazer as disciplinas terem sentido na vida, sob a premissa de que o método científico constitui ferramenta pedagógica poderosa. Essa ideia oportuniza a busca e a apresentação de soluções para os ambientes em que os alunos estão inseridos, de demandas sociais e de atendimento a questões relevantes de setores produtivos. Os resultados obtidos pelos alunos têm muito do seu esforço e mérito próprio, mas também é devido ao trabalho de professores, seus orientadores. São alunos e professores que aprenderam a fazer perguntas qualificadas e que souberam enfrentar esses desafios.

Tudo o que fazemos na MOSTRATEC, da organização técnica à logística, do cuidado com questões de segurança e de ética, da preocupação com a qualidade de cada trabalho apresentado e de seu impacto social e econômico, tudo isso representa um entorno, um ambiente que desejamos fortalecer, para que o principal aconteça: o protagonismo de cada cidadão na construção de um mundo melhor e mais justo. Por isso atuamos para que, cada vez mais cedo, seja permitido aos nossos jovens o acesso à ciência, direito de todo cidadão.

No decorrer dos 50 anos da Fundação Liberato, a disciplina de Educação Física contribuiu de forma significativa para a formação dos alunos. Buscando a integração de ações, a atuação interdisciplinar e a excelência nas atribuições, implementou-se em 2012 o Eixo Esporte. Qual sua percepção, avaliação e perspectivas a respeito do Eixo Esporte/Educação Física no âmbito institucional?

A disciplina de Educação Física e o Eixo Esporte atuam para a formação do aluno como um todo, articulando atividades físicas, morais e éticas, ou seja, aliando o manter-se ativo, o aprendizado sobre noções de saúde e o comportamento do indivíduo com práticas desportivas. A oferta de diferentes modalidades permite a expressão de uma cultura corporal e o auto-conhecimento, mas também gera um cidadão comprometido, responsável e disciplinado. Temos inúmeros exemplos de alunos que se destacam no âmbito do desporto, o que muito nos orgulha.

Nos últimos anos, recebemos significativos reconhecimentos institucionais, como o ingresso no Programa de Escolas Associadas da UNESCO e a certificação pelo Ministério da Educação como exemplo de inovação e criatividade na educação básica. Temos convicção de que esse mérito decorre da experiência educacional da Liberato, que tem, entre várias ações, o Núcleo de Educação, Cultura, Esporte e Ciência & Tecnologia, para onde convergem diferentes iniciativas curriculares e extracurriculares, visando fortalecer a integração no processo de formação educacional e profissional, atendendo assim a Missão da Fundação Liberato, conforme definida no seu Projeto Político-Pedagógico e no seu Plano Estratégico

Como você avalia a caminhada da Liberato, nesses 50 anos de existência, em relação a sua importância para o futuro da região do Vale dos Sinos?

A Fundação Liberato é uma instituição historicamente vinculada ao desenvolvimento socioeconômico do Rio Grande do Sul. Observando a economia regional, constatamos vários setores emergirem a partir da atuação engajada dos técnicos formados na Liberato. Novas empresas, gestores, pesquisadores, desenvolvedores, líderes surgem e se concretizam a partir dos egressos da Instituição.

A Liberato é uma instituição pública estadual, vinculada à Secretaria Estadual de Educação, mas nós estamos, nos últimos anos, construindo uma relação com os municípios de onde vêm nossos alunos, no sentido de fortalecer feiras de ciência jovem com estudantes do ensino fundamental. Neste ano, teremos uma rede de mais de 50 municípios que têm feiras municipais, pois nós capacitamos os professores para o uso do método científico em sala de aula e repassamos nosso conhecimento para que os municípios realizem suas próprias feiras. Essa é uma ação concreta que a gente consegue fazer e tem expertise. Ao repassarmos isso, fortalecemos o movimento pela ciência através de uma sólida rede de feiras do ensino fundamental e cultivamos resultados que emocionam na Mostratec Júnior e na Mostratec Infantil.

Por outro lado, deveremos iniciar a obra física para a implantação do Centro de Referência em Tecnologia Assistiva para a Educação Profissional, complexo educacional que se agregará à estrutura já existente da Fundação. Ele contempla o objetivo geral de implantar cursos inclusivos e mistos de educação profissional e tecnológica, com vistas à inserção qualificada dos egressos no mundo do trabalho, bem como promover o desenvolvimento de pesquisas na área da tecnologia assistiva. Esse complexo permitirá a ampliação da oferta de vagas educacionais e buscará transformar a Liberato, também, em um polo formador para o desenvolvimento de dispositivos com tecnologias nativas para o empoderamento de pessoas com deficiência.

No ano do seu cinquentenário, nos permitimos ampliar reflexões sobre nossos princípios e metas, prospectando compromissos para a atuação e a expansão institucional. Esperamos fortalecer a posição da Liberato, compondo peculiar sinergia entre o perfil educacional e econômico regional, sob o olhar de nossos egressos. Será imprescindível preservar o caráter público, ofertar novas opções educacionais e científicas, ampliar a rede local de construção do conhecimento e as conexões internacionais, construir relações mutuamente produtivas com os setores empresariais, propiciar cada vez mais aos alunos a atuação em inovação e transformar-se em polo difusor de inclusão.

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