Galeria de fotos – Marcelo Salcedo Gomes

 

Desde o seu surgimento, creditada ao francês Joseph Nicéphore Niepce, em 1826, a discussão sobre ser ou não a fotografia uma forma de arte causa polêmica. De um lado, fotógrafos satisfeitos em evidenciar a nova forma de representar a realidade alegavam que a fotografia era documento objetivo e incontestável da verdade. Do outro, artistas utilizavam a nova linguagem para empreender representações que se aproximavam da pintura, produzindo imagens esteticamente elaboradas para expressar sua subjetividade.

A fotografia, portanto, tem a qualidade de ser ambivalente: ao mesmo tempo arte e documento, diversão e trabalho, real e fictícia, presente e passado. E, talvez, por isso, encanta quem com ela se envolve: fotógrafo, fotografado e observador da fotografia. Há quem afirme que fotografar é uma terapia. O filósofo Villém Flusser afirma que a função do fotógrafo é extrair do mundo da vida conceitos em forma de imagens, o que demanda lidar com aspectos subjetivos, criatividade e o exercício de uma profunda alteridade para com o outro.

É pensando sobre essas e outras questões, que os alunos do Curso Básico de Fotografia e do Curso de Fotografia Módulo II da Fundação Liberato produzem seus próprios olhares sobre o mundo através de imagens durante as atividades práticas propostas, como forma de estimular o experimentalismo, a criação (motor de toda ação) e a elaboração de conceitos estéticos através da técnica de produção fotográfica objetivadas por meio das lentes e das câmeras. Aqui você confere algumas das fotos produzidas pelos alunos dos cursos de 2014 a 2017.

Marcelo Salcedo Gomes
Professor do Curso de Extensão de Fotografia
Fundação Liberato

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *