Semiótica em infográficos: a sistematização de leituras a partir da ferramenta Easil.ly

Vívian Boldt Guazzelli Lisbôa e Lucrécia Raquel Fuhrmann
Professoras do Curso Técnico de Informática para Internet
Fundação Liberato

Relato - Semiótica em infográficos - MaiorA disciplina de Comunicação e Semiótica, do Curso Técnico de Informática para Internet, desde 2014, vem sendo ministrada de forma compartilhada, conforme já relatado nesta revista (vide Expressão Digital, Relatos, 1º de novembro de 2015). A forma de abordar o conteúdo e sistematizá-lo tem sido uma constante desde então, proporcionando momentos importantes de reflexão em sala de aula. Um desses momentos deu-se a partir do trabalho com o conceito de semiótica.

Os alunos e alunas foram levados a ler textos, previamente selecionados pelas docentes, os quais abordavam o conceito de semiótica e sua aplicação na área da informática. Os textos indicados foram lidos em duplas, foram resumidos e apresentados para os demais colegas a partir da elaboração de infográficos, cuja confecção esteve disponível na ferramenta ‘Easil.ly’ (www.easel.ly). A partir das leituras, da criação dos infográficos e das apresentações, os estudantes foram levados a compartilhar, em grande grupo, suas percepções das possibilidades de aplicação da semiótica no desenvolvimento de interfaces gráficas – em sites e softwares – a partir daquilo que leram. O resultado, como não poderia deixar de ser, foi outro infográfico, organizado pelas professoras a partir do que foi sendo exposto pelos alunos e alunas, na sua explanação sobre o que consideraram importante destacar e guardar daquilo que leram.

00

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *