Projeto Espírito Livre – Voluntários pelo Mundo

Nós, Ana Carolina Pont e Carlos Eduardo Araújo, ex-alunos da Fundação Liberato, criamos um projeto de vida que intitulamos de Projeto Espírito Livre – Voluntários pelo Mundo. Com o lema Explorar, Aprender e Ajudar temos como objetivo viajar os cinco continentes, realizando trabalho voluntário.

No ano de 2017, passamos nove meses no Continente Africano, realizando trabalho voluntário em pequenas organizações comunitárias. Dividindo o mesmo teto e comendo a mesma comida que os moradores locais, vivenciamos uma África diferente do que é contada constantemente. Oito projetos foram realizados e 13 países foram percorridos nesta primeira etapa.

Neste período em que nos encontramos em Novo Hamburgo, estamos compartilhando nossa experiência através de visitas às escolas e através de exposições fotográficas.  Tudo isso pode ser acompanhado pelas mídias sociais (Facebook/euvouepronto, Instagram/euvouepronto, Youtube/euvouepronto).

A próxima etapa está prevista para ser realizada no primeiro semestre de 2018 e o destino será o continente europeu, onde pretendemos ajudar na questão dos refugiados.

A seguir um resumo dos projetos:

Primeiro projeto – ajuda social

Nossa primeira ajuda foi na África do Sul, na cidade de Port Saint Johns, em uma escola no estilo jardim da infância. A escola recebia cerca de 70 crianças de 0 até 6 anos, divididas em duas turminhas. Ajudávamos com as rotinas de educação e higiene, além de brincar e dar carinho às crianças. Também auxiliávamos na cozinha e em serviços gerais de manutenção da escolinha.

projeto1-C

Segundo projeto – ajuda social e ambiental

Nossa segunda parada na África do Sul foi na casa de uma família sul-africana, na cidade de Baardskeerdersbos. Nós auxiliamos na construção de uma casa ecológica, e nossa tarefa consistia em extrair a argila do solo, preparar a pasta, preparar os blocos de feno e levantar as paredes. Além disso, ajudamos com as rotinas de compostagem.

projeto2

Terceiro projeto – ajuda animal

O terceiro projeto foi na localidade de Kraaifontein (África do Sul). Fomos voluntários em uma escola de equitação onde os 6 pôneis e os 2 cavalos que lá se encontravam foram resgatados das ruas ou de algum outro lugar onde sofriam maus tratos. Éramos encarregados de disponibilizar a alimentação aos animais, fazer as rotinas de higiene, além de manter os estábulos limpos.

projeto3

Quarto projeto – ajuda social

Nosso quarto projeto foi na cidade de Windhoek, capital da Namíbia, em uma escola para deficientes visuais e cegos. Nossa função era auxiliar na alfabetização das crianças (em inglês e em braile). Eram 13 crianças com idades variando de 5 a 10 anos, todas com algum problema de aprendizagem e déficit de atenção. Além disso, das 13 crianças, oito tinham um alto grau de deficiência visual, uma era praticamente cega e duas eram completamente cegas.

projeto4-A

Quinto projeto – ajuda social

O quinto projeto foi em Nakuru, cidade próxima a Nairóbi, capital do Quênia. Ajudamos um projeto que tinha como objetivo ensinar atividades rentáveis a mães solteiras para que elas pudessem, de forma independente, garantir a alimentação e o bem-estar das suas crianças. Nossa ajuda consistia em cuidar das crianças (levar e buscar da escola, ensinar, brincar) e realizar as tarefas da casa (cozinhar, lavar, limpar) para que essas mulheres tivessem 100% do tempo livre para se dedicarem ao aprendizado. Elas aprendiam corte e costura, confecção de bijuterias e artesanatos além de práticas domésticas.

Sexto projeto – ajuda socioambiental e saúde

Nosso sexto projeto foi em Uganda, na cidade de Hoima. Nossa missão foi levar uma nova tecnologia de bioconstrução para ensinar os moradores a construir uma casa ecológica. Também trabalhamos com agricultura familiar, distribuindo sementes e ensinando a cultivar, introduzindo, assim, uma alimentação mais nutritiva para as famílias. Atuamos na área da saúde, conscientizando as pessoas a evitar o contágio com HIV, além de realizar testes de malária e HIV sem custo para a população.

Sétimo projeto: ajuda social e ambiental

Nosso sétimo projeto foi em Maputo, capital de Moçambique. Trabalhamos com moradores de rua e catadoras de material reciclado do lixão. Ensinamos como germinar e plantar hortaliças e vegetais que, normalmente, iriam para descarte ou não seriam mais comestíveis, para, assim, eles aproveitarem aquilo que eles encontram no lixo.

projeto7

Oitavo projeto: ajuda social e humanitária

Nosso oitavo projeto foi em Lesoto. Neste projeto, trabalhamos com doentes terminais, proporcionando qualidade de vida aos pacientes e a seus familiares que se encontram em fase delicada e que têm limitações físicas, fazendo isso através de ajuda física, psicológica e espiritual.

PROJETO8

Como se envolver com este projeto:

Se você se identificou com a ideia deste projeto e gostaria de contribuir de alguma maneira, você pode começar curtindo nossas mídias sociais (Facebook/euvouepronto, Instagram/euvouepronto, Youtube/euvouepronto), compartilhando e convidando os amigos para curtirem, pois, assim, ampliaremos nossa rede do bem.

Outra forma de contribuir é adquirindo fotografias das nossas viagens, podendo ser em formato de quadros, em tela CANVAS 40cmx60cm, ou comprando a imagem digital e fazendo você mesmo a revelação como preferir.

Caso você prefira realizar uma contribuição em dinheiro, isso é possível e pode ser realizada pessoalmente ou através de depósito bancário. Para tanto, entre em contato com a gente pelos fones: Carlos Eduardo (51) 9.9322.6172 ou Ana Carolina (51) 9.9309.0660.

Se você possui uma marca ou uma empresa e gostaria de divulga-la, podemos fazer isso. Para tanto, entre em contato com a gente pelos fones: Carlos Eduardo (51) 9.9322.6172 ou Ana Carolina (51) 9.9309.0660.

Carlos Eduardo e Ana Carolina Ex-alunos da Fundação Liberato

Carlos Eduardo – ex-aluno do curso técnico de Mecânica
Ana Carolina – ex-aluna do curso técnico de Química
Fundação Liberato

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *