SUGESTÃO DE LEITURA: GERMINAL – Émile Zola

Sugestao-Livro-Raquel

Germinal é a insurreição dos assalariados, o empurrão dado à sociedade, que racha por um momento: em uma palavra, a luta do capital e do trabalho.” (Zola, Esboço de Germinal)

Livro: Germinal
Autor: Émile Zola
Editora: Companhia das Letras
Ano edição: 2000

Germinal é o décimo terceiro de uma série de vinte romances que apresentam a trajetória da família Rougon-Macquart ao longo dos séculos XVIII e XIX. Foi publicado pela primeira vez em 1885. O autor, Émile Zola (1840-1902), é uma das grandes referências da literatura francesa. Pertenceu ao movimento literário do naturalismo, que se caracteriza por, retratar a realidade de forma fiel e com linguagem objetiva.

Em Germinal, Zola retrata de forma crua o duro cotidiano das trabalhadoras e dos trabalhadores de uma mina de carvão, a relação entre as classes sociais e os conflitos que dela decorrem. A história transcorre na segunda metade do século XIX, período de consolidação do capitalismo industrial na França.

O protagonista é Étienne Lantier, um operário desempregado que chega na cidade ficcional de Montsou e vai trabalhar na mina local. A condição de vida dos mineiros e das mineiras contrasta com aquela da burguesia proprietária da mina. Os baixos salários e as condições de trabalho acabam por provocar uma grande greve com sérias consequências.

Antes de escrever Germinal, Zola realizou um estudo em Anzin, região mineira localizada ao norte da França. Na ocasião iniciava uma grande greve que envolveu doze mil mineiros e mineiras. Entrevistou a população local sobre seu cotidiano e teve a oportunidade de visitar as minas de carvão, chegando a descer o fosso e percorrer galerias.

Para quem quer conhecer sem véus a realidade vivida por mulheres, homens e crianças que tinham como única possibilidade de sustento trabalhar em condições precárias nas minas de carvão, eis um livro único. Para quem deseja ler um romance naturalista muito bem escrito, eis uma ótima leitura.

O livro recebeu várias adaptações para o cinema. A mais recente e também mais conhecida é um filme homônimo de 1993, dirigido por Claude Berri, que tem em seu elenco Gérard Depardieu. É uma boa adaptação, mas como todo bom livro, nada substitui a sua leitura!

Raquel Vieira Sebastiani Professora Fundação Liberato

Raquel Vieira Sebastiani
Professora
Fundação Liberato

 

REFERÊNCIAS:
http://www.les-rougon-macquart.fr/
http://www.larousse.fr/encyclopedie/personnage/%C3%89mile_Zola/150676
http://www.espacefrancais.com/emile-zola-germinal-1885/
https://www.cairn.info/revue-travailler-2002-1-page-37.htm
https://www.retronews.fr/actualite/la-greve-lorigine-du-germinal-de-zola
http://emilezola.free.fr/d_germinal.htm

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *