Juliana Bender Goulart
Professora de Matemática
Fundação Liberato
Durante minha trajetória como docente, percebi que muitos alunos encontram dificuldades no estudo de Matemática e, consequentemente, possuem antipatia a esta ciência. Ela é vista como complicada, como um formalismo do ensino e que trata de números e fórmulas que servirão para cumprir um estágio educacional.
Inquietada com esse tipo de pensar, surgiu-me a indagação: como fazer para minimizar esse sentimento?
Observando que a maioria dos alunos “está ligada” em um mundo virtual, penso poder encontrar uma resposta no uso da tecnologia. Essa pode ser uma aliada no processo de construção do conhecimento, diminuindo esta repulsa pela Matemática.
No ano de 2009, tive a minha primeira experiência como tutora de um curso EAD de Pós-Graduação da UFRGS, onde conheci as possibilidades da Plataforma Moodle[1]. Desde 2010, atuo como tutora de alguns cursos na Graduação, totalmente na modalidade EAD, da Unisinos. Essas experiências me fizeram conhecer os recursos dessa Plataforma e trazê-los para iniciar uma comunidade de Matemática na Fundação Liberato, tendo como objetivo responder às perguntas: É possível utilizar a Plataforma Moodle com os alunos do Ensino Médio como um recurso extra nas aulas de Matemática, com o objetivo de estimular o estudo desta ciência? E os alunos se sentirão mais motivados a compreendê-la?
A primeira experiência foi realizada com os alunos de dois primeiros anos do Curso de Química e quatro primeiros anos do Curso de Eletrotécnica.
A comunidade da Matemática é constituída de vídeos explicativos (Figura 1), exercícios extras, material explicativo, material de apoio (não estudados em sala de aula, mas que são pré-requisitos para o Ensino Médio e que não foram totalmente contemplados no Ensino Fundamental), applets[2] (Figura 2), fóruns de dúvidas e chat.
Figura 1 – Vídeo sobre operações com números decimaisFonte – Colégio Cascavelense[3]
Figura 2 – Applet sobre conjuntosFonte – National Library of Virtual Manipulatives – UtahState University[4]
Os alunos dessas turmas foram inseridos na comunidade e convidados a conhecer os materiais no mês de junho. Durante as aulas de Matemática, tiveram oportunidade de conhecer o ambiente: aula exploratória; atividade com envio de arquivo; utilização de software gráfico para elaboração de gráfico; fórum de discussão para expor o desenvolvimento de questões e comentar questões dos colegas; fórum de dúvidas; questionário online; chat de conhecimento da ferramenta e troca de informações.
Como primeiras conclusões sobre a experiência, percebi que é possível a utilização da tecnologia como aliada na educação, que ela está cada vez mais presente no nosso meio e que o uso da Plataforma Moodle é uma ferramenta possível no Ensino Médio, uma vez que possui vários recursos e é de fácil manuseio.
Acredito também, que consegui aproximar os alunos da Matemática, conforme mostra os depoimentos abaixo:
A comunidade de Matemática é muito importante, pois oferece apoio para estudar, tirar dúvidas, pesquisar. Os materiais são bem interessantes, não são complicados e ajudam bastante. As aulas no laboratório foram bastante produtivas. Foram boas, porque o ambiente era diferente, era uma outra maneira de trabalhar, resolver problemas matemáticos no computador, interagir com todos. Achei bem legal e produtivo.” (aluna do Curso Técnico de Eletrotécnica)
Acho que o Moodle tem ajudado bastante no aprendizado, porque tem vários recursos, como fóruns, exercícios complementares, vídeos, e é um ótimo lugar para tirar dúvidas. Tem ajudado bastante, inclusive as aulas no laboratório de informática, a dinâmica da aula é diferente, muito mais fácil de aprender.” (aluna do Curso Técnico de Química).