Sabão Ecológico, um destino sustentável ao óleo de cozinha usado

sabao

Atualmente, um dos maiores problemas enfrentados pela população mundial é o acúmulo de lixo produzido, principalmente, nas grandes metrópoles. Ações como investimentos em reciclagem e em educação ambiental estão ajudando a minimizar a produção excessiva de rejeitos, bem como o descarte inadequado dos mesmos.

O óleo de cozinha é um rejeito orgânico altamente prejudicial ao meio ambiente. Quando jogado na pia causa entupimentos na rede de esgoto e, se lançado diretamente no ambiente, pode causar impermeabilização do solo, contribuindo com enchentes, ou atingir o lençol freático, contaminando a água.

Alunos da turma 1224 em uma das etapas da produção do sabão ecológico.

Alunos da turma 1224 em uma das etapas da produção do sabão ecológico.

 

Pensando nesse problema, alunos das turmas 3111, 3112, 3123 e 3124 do Curso de Mecânica; 4111 e 4123 do Curso de Eletrônica e a turma 1224 do Curso de Química, juntamente comigo, realizaram a produção de sabão ecológico com óleo de cozinha usado, recolhido pelos mesmos em suas casas e na sua comunidade. A ação fez parte das comemorações pela passagem do Dia Mundial do Meio Ambiente, ocorrido no dia cinco do mês de junho.

As barras de sabão produzidas foram distribuídas entre os alunos, professores e funcionários da escola, juntamente com uma receita, com o intuito de disseminar a ideia. Como parte da atividade, os alunos refletiram a respeito e elaboraram textos que respondesse à pergunta “De quais maneiras eu colaboro com a preservação do meio ambiente?”. Segue, abaixo, o texto da aluna Kimbelyn Trisch Veríssimo, da turma 1224 e a receita do sabão ecológico.

Alunos da turma 3111 distribuindo o sabão em caixas de leite reutilizadas.

Alunos da turma 3111 distribuindo o sabão em caixas de leite reutilizadas.

 

“A real é o seguinte, pense em meio ambiente. O que lhe vem à mente? Uma montoeira de árvores, rios, céu azul e em conjunto a essa típica imagem, pássaros e os mais variados animais e plantas. Isso é o que a maioria pensa, mas agora vamos partir da ilusão para a realidade… O meio ambiente está mais para meio urbanização. Invadimos o território alheio com nossas máquinas e habitações sem pensar duas vezes. E agora? O que faremos para ao menos nos desculpar do que fizemos? Vamos tomar vergonha na cara e parar de nos lamentarmos da falta de árvores, da falta disso e daquilo. Desde quando a teoria fez o que só é feito pela prática? Plante uma árvore, plante flores, proteja qualquer tipo de animal, pare de fumar, ande mais de bike do que de carro, é até desestressante, coma uma bala e tenha a disposição de colocar a insignificante embalagem dela no lixo, seja um exemplo para os que estão à sua volta. Não faça como eu que tive a ignorância de pensar que, escrevendo este parágrafo ajudaria na preservação de quem sempre supriu nossas necessidades; a natureza, e vá pôr em prática algo que realmente faça a diferença.”

Receita de sabão ecológico

Material necessário e ingredientes:
2l de água;
4l de óleo de cozinha usado;
1kg de soda Lipon em escamas;
1 balde de plástico;
1 cabo de vassoura de madeira;
6 embalagens de leite longa vida.

Modo de preparo:
Coloque no balde a soda.
Misture a água e depois acrescente o óleo.
Mexa durante 45 minutos.
Distribua o conteúdo nas seis caixas de leite.
Reserve por 24h.
Corte em barras e utilize somente um mês depois.

Aline Brugalli Bicca Professora de Biologia, Fundação Liberato

Aline Brugalli Bicca
Professora de Biologia, Fundação Liberato

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *