A Fiema, Feira Internacional de Tecnologia para o Meio Ambiente, aconteceu no mês de maio de 2012, no município de Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul. A Fiema tem como objetivo aproximar um número crescente de empresas e organizações, nacionais e internacionais, voltadas para a produção de tecnologia, soluções e serviços focados no meio ambiente e no desenvolvimento sustentável.
É considerada a maior feira ambiental do Brasil, com mais de 250 expositores e 22 mil visitantes e é reconhecida como uma feira internacional, pois conta com a presença de onze países, destacando entre esses, a Alemanha, a Itália e o Chile.
Sua localização geográfica é de característica estratégica, visando atingir o maior número de visitantes e expositores do MERCOSUL. Em 11000 m² e onze segmentos, almeja concentrar todas as soluções ambientais em um único local. Além da área de exposição, a Fiema promove eventos simultâneos com o objetivo de disseminar informação, trazendo sempre temas atuais e relevantes.
Os alunos do Curso Técnico de Segurança do Trabalho, por sugestão do coordenador do curso, o advogado e professor Gilberto Luis Vianna, e apoiado por mim, participaram de uma tarde de estudos na feira. O público principal da Fiema é formado por quem produz soluções ambientais nos mais variados ramos industriais e de serviços e por quem busca as melhores alternativas. Empresários, técnicos, representantes de indústrias nacionais e internacionais, organizações governamentais, escolas e alunos que se preocupam com a sua formação profissional, formam a base de visitantes da feira. Além desses, há os públicos específicos voltados aos eventos simultâneos promovidos pela Fiema. Prestigiaram o evento, aproximadamente, 40 alunos e seis professores da Fundação Liberato.