relato: A Semiótica em infográficos

Banner-maiorO Curso Técnico de Informática para Internet disponibiliza para os estudantes, em sua organização curricular, o componente de Comunicação e Semiótica. Entre seus objetivos está o de compreender o processo comunicativo e a dinâmica dos signos no contexto da comunicação digital. Assim, é necessário, ao logo das aulas, realizar algumas leituras, a fim de que o conteúdo possa ser apreendido em sua totalidade. Este relato apresenta uma dessas atividades de leitura.

A atividade consistiu em, após uma aula mais teórica sobre Comunicação e Semiótica, fazer a leitura de artigos/textos teóricos, sobre o conteúdo Semiótica, os quais trouxeram abordagens sobre aspectos desta disciplina em relação à Informática. Essa leitura foi feita pelos alunos organizados em duplas. Estes deveriam, após concluírem a leitura, organizar um resumo para apresentação para a turma. Para a escrita do resumo, em vez do tradicional texto escrito, a atividade foi elaborar um infográfico, gênero textual que reúne imagem e texto, para proporcionar uma apresentação mais dinâmica do conteúdo. A ferramenta web escolhida foi o Easel.ly (https://www.easel.ly/), que permite criar infográficos de forma mais facilitada. Após a leitura e a elaboração do infográfico, este foi apresentado para a turma e disponibilizado para os estudantes.

Foram lidos oito textos, dos quais escolhi três para apresentar. O primeiro texto, cujo título é “Aplicações atuais da Semiótica”, é de Luis Carlos Carneiro (2010). O texto foi lido e teve seu infográfico elaborado por Nurya Islair Fernandes Machado e Gustavo Greco Pereira.

O segundo texto, que foi lido por Jaqueline Lisieski Steinbrük e Matheus Henrique Schmökel e teve o infográfico elaborado por esta dupla, intitula-se “A importância da Web Semântica para desenvolvedores web – A Semiótica da Web”. O texto foi retirado do blog de Cristina Jung (2013), e é baseado no livro “História, teoria e prática do design de produtos”, de Bernhard E. Bürdek, publicado no Brasil, em 2006.

Natália Aline Pasini e Sofia Klein Bilhalva leram o terceiro texto, intitulado “Por que e como a Semiótica pode ajudar no seu projeto de interfaces”, e elaboraram seu infográfico a partir dele. O texto é de André Grilo (2015).
O resultado das produções discentes são textos cujo conteúdo tornou-se acessível, permitindo que o leitor possa lê-los com facilidade e apreender seu conteúdo. Além de compartilhar essa atividade, o objetivo deste relato é disponibilizar para o leitor algumas das principais ideias da disciplina, por meio de textos cuja leitura se torne mais dinâmica.

Referências:

CARNEIRO, Luis Carlos. Aplicações atuais da Semiótica. 13 mar. 2010. Disponível em: <https://www.webartigos.com/artigos/aplicacoes-atuais-da-semiotica/34246/#ixzz4pwd0foQ8>. Acesso em: 24 ago. 2018.

GRILO, André. Por que e como a semiótica pode ajudar no seu projeto de interface. 19 abr. 2015. Disponível em: <https://medium.com/@andregrilo/porquê-e-como-a-semiótica-pode-ajudar-no-seu-projeto-de-interfaces-e22679c2e20c>. Acesso em: 24 ago. 2018.

JUNG, Cristina. A importância da Web Semântica para desenvolvedores web: a Semiótica da Web. 7 jul. 2013. Disponível em: < http://cristinajungdesign.blogspot.com/2013/07/a-importancia-da-web-semantica-para.html>. Acesso em: 24 ago. 2018.

 Lucrécia Raquel Fuhrmann Professora de Língua Portuguesa e Literatura Fundação Liberato

Lucrécia Raquel Fuhrmann
Professora de Língua Portuguesa e Literatura
Fundação Liberato

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *