Os alunos Bibiana da Costa Davila, Luiza Tonial da Silveira, Gabriel Lerner Cardozo e Júlia Roberta Rieth do Curso Técnico de Eletrônica da Fundação Liberato Salzano Vieira da Cunha de Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, juntamente com dois alunos da Escola Técnica Frederico Guilherme Schmidt de São Leopoldo, Rio Grande do Sul, Cauã Rodrigues e Jeferson Martins da Silveira reuniram-se sob a orientação da professora bióloga Iula Roberta Avila (Fig.1), que leciona nas duas instituições, para desenvolverem atividades recreativas com crianças e jovens com necessidades especiais, da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Novo Hamburgo, no dia 13 de outubro de 2011.
A professora Iula recebeu um convite de uma colega, a professora de Educação Física, senhora Ivana Maria Kurtz, para que levasse um grupo de alunos voluntários, na semana do dia das crianças até a APAE-NH, com o intuito de alegrar os alunos dessa instituiçõo. A própria diretoria da APAE-NH disponibilizou um veículo para transportar os alunos voluntários desde a Fundação Liberato até a instituição, ida e volta. Ao chegarem a essa instituição, todos foram muito bem recepcionados, e a direção fez questão de apresentar todos os espaços da associação. Anteriormente à visita, foi elaborado um projeto intitulado “Dia da Criança Feliz”, que visava ao bem-estar, ao lazer e à integração dos alunos da APAE-NH. As atividades propostas no projeto foram: pintura de rosto, música, dança, canto e fotografia. No dia da visita, os alunos foram divididos em pequenos grupos que faziam um rodízio por entre as atividades, sempre os mantendo envolvidos no processo.
Na pintura de rosto, todas as crianças aguardavam pacientemente a sua vez e, quando chegava o momento, opinavam e davam ideias à aluna Luiza, que procurava atender a cada solicitação da crianç. O aluno Jéferson, em meio a um círculo, tocou canções conhecidas, tendo a participação dos alunos. Foi disponibilizado um rádio com alguns CDs, o que inspirou os alunos Gabriel e Bibiana a proporem uma oficina de dança (Fig.2). Logo, formaram-se pares, causando a integração do próprio grupo que já convivia diariamente. A fotografia foi dirigida pela aluna Júlia que organizava os alunos, simulando um ensaio fotográfico (Fig.3), permitindo, também, que os alunos da APAE-NH manuseassem uma câmera.
Por fim, foram entregues balas e pipocas arrecadadas de campanhas de doação aos jovens e crianças. Todas as atividades foram executadas com êxito, deixando no rosto de cada um, um sorriso, e para os que participaram do evento, como voluntários, a certeza de que a inclusão social dessas crianças e jovens especiais é possível e necessária.