Usando a web como apoio didático ao ensino de Eletrônica de Potência

O uso da internet para a divulgação de ideias e projetos é cada vez maior. Até mesmo movimentos sociais iniciam aí. Governos de estados fortes, como EUA, ficam moralmente abalados pela divulgação de documentos, como foi feito em passado recente pelo Wikeleaks. Um boicote bancário generalizado à organização, exigidos pelas potências envolvidas nestes documentos, abalaram a instituição.

Textos, às vezes, livros inteiros, são passíveis de serem “baixados” através da internet. Através do Youtube, muitos filmes, animações e experiências didáticas podem ser vistos e reproduzidos em sala de aula.

Eu criei a minha página com o intuito de complementar e ampliar estudos relativos às aulas na Liberato e na UERGS. Tentei não me ater a conteúdos exclusivamente técnicos, reforçando, assim, a ideia da educação integrada. Considero, dentro das devidas proporções, a iniciativa um sucesso, tanto é assim que hoje (não ocorria no começo) para acessar a página, basta digitar no site de busca Google “Do Professor Irineu”, ou equivalente e pronto, lá está o link da página. Recentemente, recebi a proposta de anexar ao site propagandas e, assim, iniciar uma remuneração pelas visitas à página.

Há, também, a divulgação da Instituição Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha e isso não ocorre somente através da página, mas também através de vídeos de práticas que postei no YouTube, por exemplo em : http://www.youtube.com/watch?v=q4Jv2XwHGdM.

Blogs comentam em grupos de discussão as aulas e as práticas dos alunos. A figura 1 a seguir é um exemplo disso. É uma bela forma de valorizar o trabalho (próprio) realizado, dos alunos e da escola, além de divulgar e proporcionar que mais professores, profissionais da área e curiosos autodidatas, se aperfeiçoem testando o que ali está proposto. Uma forma “legal” de divulgação técnico-científica.

 Figura 1 – Blog comenta as práticas de laboratório do Prof. Irineu

Toda a página foi feita em um ambiente do Google, significando que não é necessário grande conhecimento de programação para ambiente WEB (isto é, só não faz que não tem interesse ou tem preguiça de fazer…). Alguns poucos códigos são necessários caso se queira fazer um acompanhamento estatístico da página. No meu caso faço isso através do Google Analytics, que considero excelente. A seguir, mostro alguns dados que considero interessantes:

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Figura 2 – Visão geral dos visitantes no período

Os picos do gráfico, normalmente, são datas imediatamente anteriores às provas.

Países que visitaram o site:

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Figura 3 – EUA, Itália, Alemanha, desconhecido (USA) e Portugal

Além de usuários do Brasil, usuários dos países acima listados também nos visitaram.

As visitas do Brasil são mostradas na figura 4. É interessante observar que há estados brasileiros que não são listados e que o número de consultas logo após o Rio Grande do Sul, é de São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio de Janeiro, estados com elevado número de escolas técnicas e universidades.

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Figura 4 – Origem de visitas por estados do Brasil

No Rio Grande do Sul, como era de se esperar, a cidade de maior número de acessos é Novo Hamburgo, seguido por Porto Alegre e outras cidades com universidades que possuem o Curso de Engenharia Elétrica, com exceção de Sapiranga que deve ainda ser considerado Novo Hamburgo (alunos da Eletrônica).

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Figura 5 – Cidades do RGS com maior número de visitas

Pode-se ainda verificar o que querem os visitantes, como ilustra a figura 6.

7 Figura 6 – Objetivo dos visitantes

Fica fácil de verificar que os visitantes desejam baixar as práticas e textos técnicos postados para os alunos do Curso de Eletrônica de Potência para os quais leciono. Em segundo lugar, é a página de abertura do Site e, em terceiro, refere-se às informações para os alunos da UERGS.

A página será aperfeiçoada, com novas informações técnicas, novos textos de cultura geral e será buscada uma interação ainda maior com os alunos. Isso não deve ser mal entendido. NADA SUBSTITUI A AULA PRESENCIAL, muito menos quando esta aula é realizada no laboratório, no entanto, a web, da maneira apresentada, é uma ferramenta que facilita o ensino e aprimora o mesmo, por isso, deve ser utilizada por todos.

 

Prof. Irineu Alfredo Ronconi Junior Prof. do Curso Técnico de Eletrônica Fundação Liberato

Prof. Irineu Alfredo Ronconi Junior
Prof. do Curso Técnico de Eletrônica
Fundação Liberato

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