Em 2011, a Fundação Liberato realizou a 26ª edição da Mostratec – Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia e Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia. Estamos muito felizes com o sucesso novamente alcançado.
O protagonismo e a experiência de mais de duas décadas e meia fazem da Mostratec um evento respeitado e consagrado como a maior feira de jovens pesquisadores do Brasil e da América do Sul, e isso nos orgulha, mas também aumenta a nossa responsabilidade no planejamento e organização.
Anualmente, centenas de jovens encontram na Mostratec uma oportunidade para mostrar o seu trabalho, competir por prêmios, fazer novas amizades, buscar inspiração para continuar pesquisando. É importante lembrar que uma feira como a Mostratec não é um evento isolado. Os projetos de pesquisa expostos iniciaram nas salas de aula de centenas de escolas do Brasil e de diversos outros países. Trabalhos que, antes de chegar à Mostratec, passaram por feiras escolares, municipais ou regionais. Chegam à Mostratec como finalistas com expectativa de uma “grande final”. Todo esse movimento estimula e qualifica a educação e se constitui em retroalimentação: jovens aprendem uns com os outros e professores encontram motivação e inspiração para continuar o difícil trabalho de sala de aula.
A pesquisa em ciência e tecnologia é fundamental para um mundo melhor para todos; e participar da organização da Mostratec – evento que oportuniza, estimula a criatividade, a pesquisa e a inovação – tem sido muito especial para mim. Em 2010 e 2011, eu tive a honra e a responsabilidade de coordenar a realização deste importante e grandioso evento. É muito gratificante ver o empenho, a alegria, a “garra” de tantos jovens e seus dedicados professores orientadores. Ideias incríveis e trabalhos maravilhosos desfilam nos corredores da Mostratec, impressionando visitantes, imprensa e avaliadores pela qualidade, e isso motiva e compensa todo e qualquer cansaço que possa decorrer do imenso trabalho de planejamento e realização da Feira.
Em 2011, a Mostratec envolveu 724 estudantes expositores, 120 estudantes trabalhando como voluntários na recepção e como intérpretes, 183 professores orientadores e 400 avaliadores. Foram distribuídos mais de um milhão de reais em prêmios, entre bolsas de estudos em Universidades, escolas de Inglês, participação em feiras científicas e tecnológicas no Brasil e no Exterior, entre outros prêmios. Prêmios estes que são possíveis graças a Instituições Públicas e Privadas que acreditam no trabalho desenvolvido pela Fundação Liberato e Mostratec. Tivemos uma semana intensa de atividades no SIET – Seminário Internacional de Ensino Tecnológico -, nas competições em Robótica, Atividades Culturais e Esportivas e no Salão de Inovação. Atuaram diretamente na equipe de organização 128 pessoas, entre professores e funcionários da Fundação Liberato, que dedicaram muitas horas do seu tempo, incansáveis para que tudo fosse possível, aos quais quero aproveitar a oportunidade e mais uma vez agradecer.
Estamos realmente felizes com o êxito de mais uma Mostratec, e já estamos pensando e trabalhando na próxima edição, pois queremos uma Mostratec cada vez maior e melhor.