Por onde andamos em 2010?

O ano letivo de 2010 da Fundação Liberato encaminha-se para o fechamento e, neste momento, refletir sobre os percursos transcorridos, permite alinhavar os próximos passos.

Penso que foi um ano de importantes eventos e projetos realizados, fortemente marcado por ser o período em que alguns profissionais estão encerrando seu tempo de serviço na Instituição, enfim, um ano rico na construção da nossa história.

Ao iniciarmos 2010, foram deflagradas pela Direção da Escola propostas interessantes,entre as quais destaco as seguintes:

– Implantar o Núcleo de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia, agregando a ele a realização de visitas de estudo com as turmas de 1as séries; lançar a Revista Digital, provocando os servidores a escreverem sobre suas ideias, vivências; terminar a construção do Ginásio de Esportes, garantindo a inauguração do mesmo no primeiro semestre, entre outros importantes projetos. Considero que o acolhimento e apoio por parte da comunidade escolar, a intensa atuação do Grêmio de alunos, engajado nas diversas atividades e também propondo novas parcerias, assim como o empenho da Direção, permitiram a efetivação desses projetos. No próximo ano, devemos dar continuidade, visando sempre poder melhorar o que já foi realizado.

Analisando o mosaico de ações que compõem nosso cotidiano escolar, constato que os entrelaçamentos entre as aulas teóricas, as práticas de laboratórios/oficinas e todos os demais eventos propostos pela escola devem ser compreendidos e valorizados como momentos essenciais na formação integral do aluno, podendo ser planejados de forma mais coletiva e articulada.

Pretendo enfatizar o compromisso e o poder que exercemos ao criar espaços para que o aluno participe de Gincana, Semana Cultural, Olimpíadas, Torneios Esportivos, Conselhos de Classe, Reuniões de Pais e de Estagiários, Feira Interna, MOSTRATEC, Visitas de Estudo, Clube de Robótica, entre outros, pois na vivência desses momentos, o aluno ocupa diferentes papéis, construindo seu perfil de acordo com seu estilo, ritmo, escolhas e habilidades. Quando se envolve com a Escola intensamente, o aluno demonstra criatividade, consolida parcerias, busca soluções, tem iniciativa e desenvolve autonomia. Assim, ao focarmos os eventos como integrantes do currículo, de acordo com a nossa proposta pedagógica, eles devem ser somados e aproveitados plenamente pela comunidade.

Ao atrair alunos e servidores, através dessa forma com que a escola vai tecendo seu caminho, a escola propicia que os mesmos trabalhem com grupos novos, aprendam a argumentar na defesa de suas posições e exercitem a flexibilidade em relação a ideias antigas e novas.

Ao formar o aluno como técnico e cidadão do mundo seguindo essa linha de trabalho, a Liberato contempla trajetórias diversas. Chamo a atenção de que isso significa ir além do perfil estabelecido como ideal, significa reconhecer que existem muitas formas de atravessamento na constituição de cada aluno, o que resulta em seres humanos únicos, individuais, diferentes em seus desejos e forma de agir. É importante ampliar a discussão dessa ideia.

Acredito na possibilidade de avançarmos como Instituição que busca ser “referência de excelência na educação profissional”, se olharmos, despidos de preconceitos e com mais generosidade, a tudo que acontece neste “pequeno ponto verde e vermelho” que é a Liberato, nosso espaço de exercício profissional e de convivência diária.

O ensino “integral e integrado” se expressa, na verdade, como uma concepção de mundo, uma atitude diante da vida que nos leva como educadores a provocar constantemente o aluno, levando-o a perceber todo o acúmulo de conhecimento a que a humanidade foi capaz de chegar, e de confrontá-lo sobre o que é possível de ser feito a partir disso.

Desejo que, em 2011, possamos abrir mais espaços de trocas em relação aos trabalhos que desenvolvemos, sendo mais justos e solidários uns com os outros e, dessa forma, podendo integrar cada vez mais nossos saberes.

Mirela Costa Stoll Supervisora de Ensino Fundação Liberato

Mirela Costa Stoll
Supervisora de Ensino
Fundação Liberato

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